Google+

Apoio:

Parceiros:

Tira-dúvidas: saiba todos os detalhes sobre a venda de ingressos para a Copa 2014

copa-2014-marca-slogan

Imagem: Fifa.com

Os jogos não estão definidos, mas Mané Garrincha terá casa cheia

Os ingressos para a Copa do Mundo de 2014 estão à venda há 10 dias. Embora as inscrições estejam um sucesso — houve 2,3 milhões de solicitações de tíquetes nas primeiras 24 horas, última parcial divulgada pela Fifa —, o procedimento para a compra das entradas ainda gera dúvidas em boa parte dos torcedores. O Correio reúne hoje os principais questionamentos dos torcedores interessados em adquirir as entradas para a competição, que voltará ao Brasil depois de 64 anos de espera.

Até agora, os jogos mais concorridos são a abertura do torneio, em São Paulo, e a final, no Maracanã. O público de Brasília também tem movimentado a primeira fase de venda de ingressos. As partidas no Estádio Nacional Mané Garrincha nem estão definidas, mas quatro delas têm mais interessados do que lugares disponíveis: é certo que dois confrontos da primeira fase, um das quartas de final e a disputa pelo terceiro lugar, passarão por sorteio em todas as categorias.


» Agenda

Quando é a primeira partida em Brasília?
A partida de abertura está marcada para 12 de junho de 2014, em São Paulo. O primeiro jogo em Brasília será disputado em 15 de junho, às 13h.

Quais seleções participam da Copa do Mundo?
As eliminatórias continuam em disputa mundo afora: 32 times se classificam para disputar o torneio. Cinco deles estão definidos: Brasil (na condição de país sede), Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão. As outras 27 vagas estão em disputa por 87 equipes.

Quantos jogos serão disputados em Brasília?
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha vai receber sete partidas. São quatro confrontos na fase de grupos: 15 de junho, às 13h; 19 de junho, às 13h; 23 de junho, às 17h; e 26 de junho, às 17h. Além desses, há um duelo das oitavas de final em 30 de junho, às 13h; um das quartas de final em 5 de julho, às 13h; e a disputa do terceiro lugar em 12 de julho, às 17h.

Quem vai jogar no Mané Garrincha?
O sorteio dos grupos só será feito em 6 de dezembro, depois que as 32 seleções estiverem classificadas. A única certeza é que o Brasil jogará aqui em 23 de junho, como cabeça de chave do Grupo A.

» Compras

Quero comprar ingressos para a Copa. O que faço?
Acesse o site www.fifa.com/ingressos. Neste momento, e até 10 de outubro, está aberta a primeira fase de venda, exclusiva pela internet. Uma segunda etapa vai durar de 8 de dezembro a 30 de janeiro de 2014. O cliente escolhe quais partidas quer comprar, e as categorias. Depois disso, completa a solicitação com os dados dos torcedores e as informações de pagamento: boleto bancário ou cartão Visa. Caso haja mais demanda do que oferta, um sorteio vai definir quem terá os tíquetes.

Posso comprar ingressos para a minha família inteira?
Cada CPF pode solicitar até quatro bilhetes por jogo. E cada pessoa pode comprar entradas para até sete duelos.

Faz diferença solicitar meu ingresso o quanto antes?
Não, pois todos os pedidos serão analisados apenas depois do encerramento da primeira fase de venda.

Como funciona o sorteio para compra de ingressos?
Digamos que determinada partida tenha 5 mil ingressos para a categoria 4 e 30 mil para a categoria 1. No fim da primeira fase de vendas, 20 mil torcedores tentaram os bilhetes do setor 4, e 10 mil foram atrás dos tíquetes do setor 1. Os primeiros terão de ser sorteados, enquanto os últimos terão os bilhetes diretamente.

Qual categoria tem mais bilhetes à disposição?
No Mané Garrincha, quase metade dos assentos estarão destinados à categoria 1, a mais cara. Menos de 10% dos bilhetes devem ficar com o setor 4, o mais barato.

Na tela em que posso escolher os jogos, há a diferença de cores em cada categoria. Por quê?
A Fifa utiliza três cores para guiar o torcedor. Quando determinada categoria está tingida de verde, isso mostra que a demanda está bem menor do que a oferta de ingressos. O alaranjado mostra que já há mais solicitações do que assentos no estádio. E o vermelho atesta que o resultado da solicitação vai depender de um sorteio: há muito mais interessados do que tíquetes disponíveis.

Quantos ingressos estão à venda?
Nesta primeira fase, o torcedor concorre a 1.101.079 bilhetes. Mais ingressos serão colocados à venda nos próximos meses, à medida que parceiros comerciais da Fifa não comprarem os ingressos aos quais têm direito preferencial — isso aconteceu na Copa das Confederações.

Fiz o pedido, mas mudei de ideia. Posso cancelar?
Sim, desde que antes de 10 de outubro. Basta acessar o site www.fifa.com/ingressos e modificar sua solicitação.

Além da internet, tenho outra alternativa de compra?
Sim, mas somente na última fase de venda, que começa em 15 de abril de 2014. A expectativa é de que, até lá, todos os bilhetes para os jogos da Seleção Brasileira já estejam esgotados, assim como as entradas para a abertura e a final.

Encontrei os tíquetes para a Copa do Mundo em outros sites. Posso comprar em um deles?
A Fifa não liberou a venda de ingressos em outros sites, então o comprador corre o risco de se deparar com um bilhete falso.


» Descontos

Posso comprar ingressos de meia-entrada?

Pessoas que terão 60 anos ou mais em 13 de julho de 2014 têm desconto em todas as categorias de ingresso. Estudantes e beneficiários do programa Bolsa Família podem comprar meia-entrada exclusivamente na categoria 4.

Posso utilizar a carteirinha de estudante de qualquer instituição para obter a meia-entrada?
A Fifa só aceita as carteiras da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Como será a fiscalização de quem pagou a metade do preço?

O documento que concedeu o desconto é cobrado quando o comprador retira o bilhete nos postos físicos de coleta. A Fifa ainda afirma que pode solicitar os comprovantes nos portões de entrada dos estádios.


» Crianças

Meu filho pequeno paga ingresso?
Sim, mesmo que seja uma criança de colo. E a criança só tem desconto caso seja estudante ou beneficiária do programa Bolsa Família.

Outra pessoa pode acompanhar meu filho ao estádio?
Sim, mas menores de idade precisam apresentar documento que comprove a autorização dos pais ou responsáveis legais.


» Retirada de bilhetes

Comprei meus ingressos pela internet. Qual é o procedimento para buscá-los?
A Fifa ainda não escolheu os centros de distribuição de ingressos para o Mundial do ano que vem. Promete divulgá-los apenas “em momento oportuno”. Certo é que haverá ao menos um posto físico em cada uma das 12 cidades sedes: em Brasília, para a Copa das Confederações, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães foi o único aberto.

Posso receber meus bilhetes em casa?
Sim. Para isso, é necessário assinalar a opção de entrega em domicílio ao efetuar o pedido no site oficial da Fifa. A alternativa poderá ser alterada no futuro, informa a entidade. O custo da operação ainda não foi divulgado, apesar de o serviço estar disponível aos compradores.

» Ofertas e pacotes

Tenho desconto se comprar ingresso para todos os jogos da minha cidade, ou então para todas as partidas da Seleção Brasileira?
Não, mesmo assim a Fifa vai cobrar o valor inteiro de cada um dos jogos escolhidos.

Posso comprar um pacote de viagem que me oferece ingressos para a Copa do Mundo?
A Fifa não credenciou nenhuma agência de turismo para fornecer pacotes de viagem, então pode barrar a entrada no estádio de quem comprar esses pacotes. A venda só é feita por meio do site da entidade.

» Acesso ao estádio

Comprei o ingresso, mas não posso ir ao jogo. Tenho de transferi-lo?
A Fifa afirma que apenas o portador do ingresso pode entrar no estádio. Apesar disso, o controle de acesso é feito de forma aleatória, diz a entidade.

Como posso fazer a transferência dos ingressos?
Depois das duas primeiras fases de venda, a Fifa abrirá uma plataforma, no próprio site, para permitir a mudança do nome que estará impresso no bilhete.

O nome impresso no ingresso será mesmo conferido na entrada do estádio?
Talvez. Segundo a Fifa, essa checagem é feita de forma aleatória.

Posso vender meus ingressos para outra pessoa?
Não. O contrato que o comprador de um ingresso da Copa do Mundo aceita o proíbe de “vender, oferecer à venda, revender, doar ou de outra forma transferir seu ingresso sem autorização prévia, específica e por escrito da Fifa”. A entidade exige intermediar esse procedimento. Para isso, é necessário acessar o item Transferência e Revenda, no site www.fifa.com/ingressos.

Fonte: http://www.df.superesportes.com.br

Os comentários estão encerrados.

Últimas Notícias:

";